Através das ações, empresas de capital aberto captam investimento no mercado, o que significa que seu capital (ou parte dele) passa a ser negociado na B3.
O investimento em ações pode ser feito com quantias relativamente baixas. Porém, é sempre muito importante pesquisar sobre a empresa e o setor em que se pretende investir.
Risco Alto
Refere-se à possibilidade de o volume de negociação ser insuficiente. Com isso, o investidor pode encontrar dificuldades para negociar seus ativos nas condições desejadas e, a depender do mercado, sofrer com o deslocamento dos níveis de preços.
Os preços das ações podem ser negativamente influenciados por diversos fatores, dentre eles, a saúde financeira da empresa, variáveis econômicas ligadas ao seu setor de atuação ou, ainda, por fatores macroeconômicos.
Riscos associados à possibilidade de não cumprimento de obrigações financeiras não se aplicam a ações. Elas não são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Portanto, não contam com as garantias oferecidas por esse fundo.