Tesouro Direto

Tesouro Direto

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do governo federal que oferece a compra e venda de títulos públicos federais para pessoas físicas de forma digital.

Esses títulos são investimentos de renda fixa e por essa razão o investidor conhece as condições de sua rentabilidade no momento da aplicação. Isso significa que o retorno desse investimento na data do seu vencimento será exatamente o que foi contratado no dia da compra.

Uma das principais vantagens para o investidor é que o resgate pode acontecer diariamente, independente da data de vencimento do título.

Em casos de resgates antecipados, a rentabilidade pode ser maior ou menor do que a contratada, visto que o preço do título apresenta variações nesse intervalo de tempo até o vencimento.

Há opções para diferentes objetivos de investimento, visto que os títulos variam em relação aos prazos de vencimento e tipo de remuneração.

Classificação

Risco Baixo

Quais são os títulos do Tesouro Direto?

Os títulos do Tesouro Direto são:

Quais são os riscos de investir em títulos públicos federais?

Apesar de não contar com a garantia oferecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), investir pelo Tesouro Direto é uma opção segura de investimento.

Esses títulos contam com o menor nível de risco de inadimplência comparado a outros investimentos. Além disso, eventuais retornos negativos são variações transitórias devido às mudanças nas condições de mercado, mas que não impactam a rentabilidade contratada do título.

Por isso, o risco de investir em títulos públicos federais pode ser classificado como baixo.

É importante lembrar que os títulos públicos ficam registrados no CPF dos investidores, sendo possível a transferência para outra instituição, caso a instituição onde os títulos foram originalmente adquiridos venha a decretar falência.

Como funciona

Ideal

Tesouro Direto

Saiba mais sobre o Tesouro Direto.
  • Tesouro Direto

    Programa que oferece para pessoas físicas a compra e venda de títulos públicos federais de forma digital

    Ver mais
  • Tesouro SELIC

    Título pós-fixado com remuneração é atrelada à taxa Selic

    Ver mais
  • Prefixado

    Possui uma taxa prefixada informada na data da aplicação. Essa será a rentabilidade exata no seu vencimento

    Ver mais
  • Prefixado com juros semestrais

    Funciona da mesma forma que o título Prefixado com pagamento dos juros semestrais.

    Ver mais
  • Tesouro IPCA+

    O título possui remuneração atrelada à variação da inflação. Sua rentabilidade é composta por essa parte pós-fixada e por uma taxa prefixada.

    Ver mais
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais

    Funciona da mesma forma que o Tesouro IPCA+ com o pagamento de juros semestrais.

    Ver mais
  • Tesouro Renda+

    Sua remuneração é igual ao IPCA+. A diferença do Renda+ é que o investimento será resgatado em parcelas mensais durante 20 anos.

    Ver mais
  • Tesouro Educa+

    O Educa+ é um título similar ao Renda+ pois o formato da remuneração é a mesma. A principal diferença é o fluxo de pagamentos mensais que acontece por 5 anos.

    Ver mais